MICROCHIP EM CÃES

O QUE É MICROCHIP EM CÃES ?

Afinal para o que serve essa tecnologia, prática essa que causa muitas dúvidas.
O microchip é um dispositivo do tamanho ou menor que um grão de arroz (medindo cerca de 1.25x 7mm) que serve para identificar o cão como se fosse um Rg porém, não pode ser alterado e muito menos falsificado.


Ao ser implantado na pele do cão, é salvo as seguintes informações como:

  • Nome Tutor
  • Contato do Tutor
  • Sexo
  • Idade
  • Raças entre outras informações

    OBS: Ele não serve como dispositivo GPS, ao contrário que muitos pensam, caso o cão fuja não tem como encontrá-lo atráves do microchip.

    Por tanto por mais que esteja utilizando essa tecnologia, é muito importante que mantenha a coleira com a plaquinha com nome e telefone para contato caso o cão fuja, e é uma maneira muito mais fácil de identificá-lo, e o microchip só vai servir nessa ocasião caso alguém ache-o e leve até a clínica Veterinária e utilize o leitor de microchip para aí sim identificar o cão.

PORQUE A UTILIZAÇÃO DO MICROCHIP?

O papel do microchip é ser o registro do seu cão, permitindo também identificar o tutor. Podendo identificar tutores que praticam maus trato e abandonos, que é considerado crime no Brasil e em outros países.

O microchip serve também caso o seu cão seja roubado ele pode ser localizado pela polícia, pois é uma forma de comprovar que aquele cão é seu, vale também para cães que participam de competições é uma maneira de evitar fraudes.

Para viajar ao exterior muitos países exigem a microchipagem prévia para permitir a entrada do cão ao país. Países tais como Estados Unidos, União Européia, Emirados Árabes, Japão e outros.

Além de todas essas questões importantes, no microchip é possível que o veterinário puxe o histórico clínicos do cão, como doenças, tratamentos anteriores e vacinas.

MAS EU QUERIA MESMO UM GPS

Para localizar o seu cão caso ele dê aquela escapadinha a opção é a coleira que tem um Gps integrado, assim ele permite que o tutor configure e defina um raio para que esteja sempre em alerta caso o cão ultrapasse a distância.

EXITEM CONTRAINDICAÇÕES

O microchip é seguro ele não gera dores e incômodos, para aplicação não é necessário anestesia e nem sedação, pois além de ser indolor é como se fosse uma vacinação.
Ele pode ser aplicado em qualquer cão e de qualquer raça, desde que tenha mais de 45 dias de vida.
Para implantar, o veterinário introduz uma agulha fina e pequena no dorso do cão e sob a pele, ele é colocado no espaço entre ás escápulas, de acordo com o padrão internacional.
O microchip ele é envolvido por uma cápsula de virdro biocompatível, que não gera efeitos colaterais e muito menos maléficos ao corpo do animal. Após a implantação caso observe algo diferente como inchaço, ou algum desconforto por parte do cão, leve ao veterinário para uma avaliação, é possível que o organismo rejeite o microchip.

QUAL O VALOR DA MICROCHIPAGEM?

Os valores variam de clínicas e clínicas, em algumas cidades o microchip é obrigatório para procedimentos gratuitos por parte da prefeitura e em casos de canis, ongs, adoção, compras e vendas de cães.
Alguns planos de saúde cobre o procedimento, caso tenha algum convênio para o seu cão consulte se está incluso e realize o seu procedimento sem adicionar alguma valor a mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *