LEISHMANIOSE

O QUE É: A Leishmaniose é uma doença infecciosa parasitária, que afeta o sistema imunológico do animal. É uma doença ZOONOSE que pode ser transmitida de animais para humanos sendo o mosquito o vetor, que é conhecido como Mosquito Palha (Lutzomyia Longigalpis).

SINTOMAS: Os principais sintomas dessa doença são, infecção e lesões na pele, descamação, unhas espessas, anemia, feridas que não saram, sangue nas fezes, vômitos, perda de apetite, febre, emagrecimento, lesões nos orgãos internos e nódulos.
Doença que na maioria das vezes é assintomática.

TRATAMENTO: Até pouco tempo atrás não havia tratamento, e infelizmente cães que tinha o diagnóstico da Leishmaniose a recomedação era eutanásia.
Mas no ano de 2018, um medicamento de uso exclusivo para pets, chamado Milteforan (miltefosina) a Leishmaniose deixou de ser um doença sem cura e é possível tratá-la, impedindo á progressão da doença e diminui a carga do parasita, fazendo com que o cão deixe de ser transmissor, porém, o cão continua sendo assistido de perto por um médico veterinário.

PREVENÇÃO: Atualmente existe a vacina Antileishmaniose, que é indicada para animais assintomáticos e com o resultado sorologico não reagente para a doença. A vacina não é o unico instrumento de prevenção, existe também coleiras antiparasitaria como “Coleira Scalibor”, “Coleira Seresta” e “Levree”.
Pro doguinho que apresenta alergia a coleira tem outros produtos como “Advantage Max 3” e o “Frontline Tri Act”, produtinhos que indicamos aos nossos clientes que pretende hospedar o peludinho conosco, é obrigatório a ultilização de um desses produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *