O QUE É CARRAPATO?
Carrapatos ou Carraças são pequenos aracnídeos ectoparasitas hematófagos que se alimentam do sangue de seu hospedeiro, e o cão não é o único ser vivo que é afetado por esse tipo de parasita, o próprio ser humano também.
O carrapato costumam a viver em locais onde tem matos, gramados e árvores. Eles ficam só aguardando um hospedeiro se aproximar, para ele subir pelo animal, e anda pela pele, a proucura de um melhor lugar onde o cão não alcance para se alojar e se alimentar, normalmente eles ficam entre cabeça, pescoço e ouvido.
Eles ficam no animal até sugar a quantia necessária de sangue para completar o seu ciclo e só a partir daí ele se solta do seu hospedeiro.
O CARRAPATO TRANSMITE ALGUMA DOENÇA?
Sim, não podemos esquecer que o carrapato já foi diversas vezes comparado com o pernelongo, pois além de se alimentarem de sangue eles também transmitem doenças.
Não é difícil ouvir histórias sobre a doença do carrapato, sempre tem algum cãozinho que contraiu a doença após uma infestação desses ectoparasitas.
A doença do carrapato em cachorro é mais conhecida como hemoparasitores causadas pelas bactérias e protozoários. Que acontece pela picada do parasita e após isso invade a corrente sanguínea do cão parasitando diferentes células do animal.
Sendo elas:
- ERLIQUIOSE – Causada pela bactérias Ehrlichia Canis, que parasita monócitos, granulócitos e plaquetas afetando os glóbulos branco do animal.
- BABESIOSE CANINA – Causada pelo protozoário Babesia canis, que invade e destrói os reticulócitos do seu hospedeiro. Que afeta os glóbulos vermelhos do sangue, causando problemas de coagulação sanguínea.
- DOENÇA LYME – Afeta a articulação, causando dor.
- FEBRE MACULOSA: Também conhecida como carrapato estrela, causa perda total de apetite, entre outros sintomas graves.
Os cães não transmite a doença para outros cães ou outros pets, quem transmite é o próprio carrapato contaminado virando uma doença zoonose.
QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇAS
Quando infectado pela doença, o cão passa por sintomas que pode durar o máximo 3 semanas como:
- Tristeza e apatia.
- Febre.
- Dor nas articulações.
- Sangramento nasais.
- Vômitos e diarréias.
- Manchas na pele, principalmente na região da orelha e da barriga e até mesmo na gengiva.
O QUE FAZER COM O CÃO COM A DOENÇA DO CARRAPATO
A princípio levar no veterinário para que ele indique o melhor tratamento para o seu cão.
Por isso sempre é bom deixar as visitas do veterinário em dia para que se notar algum desses síntomas levá-lo imediatamente para um tratamento adequado.
COMO PREVENIR A DOENÇA DO CARRAPATO?
Primeiramente proteger o seu cão do ectoparasitas, com pipetas e coleiras antiparasitária, manter o seu cão em um local limpo, manter o banho do seu dog em dia.
Assim facilitando a identificação de um hóspede indesejado na pelagem do cão.