O QUE É CINOMOSE?
Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (canine distemper vírus) ou Vírus da Cinomose Canina mais conhecida como (Vírus da esgana canina). A enfermidade não é transmitidada aos seres humanos.
Essa doença que tem uma evolução variada podendo ser aguda, subaguda ou crônica.
Ela ataca o sistema nervoso, respiratório e gastrointestinais em cães, podendo além de deixar sequelas, levar o animal a óbito. A Cinomose não tem cura, mas é possível prevenir por meio da vacinação.
Ela afeta principalmente os cães filhotes com menos de 04 meses de vida, por terem um organismo mais frágil e não terem concluído o esquema vacinal, e o mesmo para os cães idosos com sistema imunológico debilitado.
Um vírus que é mais resistente ao frio, ele ataca frequentemente no inverno mas, podendo ocorrer durante todo o ano.
COMO É TRANSMITIDO?
Doença muito contagiosa, ela pode ser transmitida diretamente ou indiretamente através de contato do animal ao cão infectado.
Por isso evite compartilhar objetos como bebedouros, comedouro, briquedos e etc.
Podendo ser transmitido também pelo ar, exemplo deixando o cão confinado em um ambiente infectado e também pela placenta já que a cadela pode transmitir o vírus da placenta para o filhote.
FASES E SEUS SINTOMAS
- OFTÁLMICA – Secreção nos olhos e conjuntive severa.
- RESPIRATÓRIA – Secreção nasal, tosse e pneumonia.
- TEGUMENTAR – O cão apresenta bolas com pus no abdômen, pele das patas resssecadas e descamada. (característica bem evidente).
- DIGESTIVA – Vômitos e Diarreias.
- NEUROLÓGICAS – Tremores musculares, incoordenação motora e convulções.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito por meio de exames, pesquisas de inclusões virais e sorologia.
TRATAMENTO
Não existe ainda medicamentos capaz de curar a doença, somente para aliviar sintomas e evitar o desenvolvimento de infecções causadas pela patologia.
PREVENÇÃO
Consultar um médico veterinário para realizar o esquema de vacinação, a vacina que previne o contágio do vírus é a (v8 e V10), além do vírus da Cinomose previne também outras doenças infecciosas, vacina que deve ser administrada no cão desde filhote.
- DOSES INICIAIS DAS VACINA – Os cães filhotes devem receber as três doses iniciais. A primeira sendo com 45 dias de vida, e as outras duas com intervalo de um mês.
- REFORÇO ANUAL – A partir da finalização do protocolo vacinal inicial, o reforço deve ser realizado anualmente, de acordo com as datas e indicação do veterinário.
MEDIDAS IMPORTANTES PARA PREVENIR O VÍRUS DA CINOMOSE
- Cães filhotes sem passeios antes das vacinas.
- Manter sempre limpo principalmente com produtos de limpeza, pode ser até mesmo com desinfetante comum, o local onde o seu cão circula.
- Evitar que o seu cão filhote tenha contato e compartilhe com cães ainda não vacinados águas e alimentos.