BERNE EM CÃES

O QUE É BERNE?
Também conhecida como Miíase furunculóide ou dermatobiose, a berne é uma infestação parasitária que é causada por larvas de uma mosca varejeira.
Mosca essa que deposita seus ovos em um tecido saudável e que se desenvolve em larvas, elas ficam dentro da pele se alimentando do corpo do animal.
Problema temido pelor tutores, isso ocorre com frequência no verão, quando o clima está bem quente e abafado, nesse tempo quente é quando as moscas aparecem e fazem a festa. Cães que tem contato com jardins, se ele ainda não teve berne ele ainda vai ter, não é um bicho de 7 cabeças mas, requer cuidados. É um dos problemas comum em cães de situação de rua, mas levando ao veterinário rapidamente, ele é facilmente controlado.

COMO A MIÍASE AGE EM CÃES?
A larva quando invade o tecido saudável da pele, passa a se alimentar dela, acontecendo por cerca de 40 dias, até que a larva complete o seu ciclo, depois disso elas saem da pele do cão tornando pupas e deixando a pele com uma ferida aberta e inflmada.

QUAIS SINTOMAS DA MIÍASE?
A identificação do problema com antecedência é importante, mas geralmente o que o cão costuma fazer quando tem a miíase, é lamber o local onde está a larva, com intenção de coçar ou até mesmo tentar tirá-la mordiscando a pele. Por isso sempre inspecione o seu cão, passando a mão por toda a pelagem.
A situação não é agradável e também não tem uma aparência boa, quem não conhece ou nunca ouviu falar sobre, fica desesperada.
A remoção da larva é feita com uma pinça, porém deve ser removida por completo, pois deixando restos pode agravar o local inflamado. Os médicos veterinários utilizam medicamentos para eliminar as larvas, e depois de retirada, fazem apenas curativo no local da ferida.
Para a prevenção hoje em dia existe repelentes contra ectoparasitas, evitando que as moscas se aproximem e botem seus ovos, alías o que evita a aparição delas é manter a higiene do seu cão em dia e o local onde ele vive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *