A acunpuntura é uma técnica terapêutica oriental muito conhecida no Brasil. Não é uma técnica restritiva, e é utilizada nos seres humanos e em animais, sendo extremamente benéfica para eles.
Entre tanto da mesma forma que é feita nos seres humanos, é feito nos animais, que envolve algumas picadinhas de agulhas. Muitos tutores ficam pensativos ou com dúvidas sobre as técnicas, pois muitos pensam ou acham que deve ser muito doloroso para o cão, por isso é importante que converse com o veternário que acompanha o seu animal de estimação e com o profissional que irá realizar a sessão para sanar qualquer dúvida e a sessão ser tranquila por parte do tutor.
AS MAIORES DÚVIDAS SOBRE A ACUNPUNTURA VETERINÁRIA
COMO A ACUNPUNTURA ATUA?
Esse método terapêutico chinês, ele é baseado em estimular determinados pontos do corpo do animal com a agulha. Com a finalidade de restaurar e estabelecer o equilíbrio do organismo do seu pet.
Os pontos que são estimulados durante as sessões é possuída por uma grande afluência de terminações nervosa. Possibilitando o acesso direto ao sistema nervoso central, que justifica a importância e os resultados da acunpuntura veterinária.
A ACUNPUNTURA TEM RESTRIÇÃO PARA ALGUNS ANIMAIS?
Não! O tratamento ele tem que ser indicação de um médico veterinário.
Sendo muito utilizado para os seguintes animais: Cães, Gatos, Cavalos, Aves, Roedores, Répteis, bovinos entre outros.
QUAL É BENEFÍCIO QUE A ACUNPUNTURA TRÁS AO ANIMAL?
A acunpuntura veterinária além de estimular o sistema nervoso, ela auxília na melhora do fluxo sanguíneo, estimula o sistema imunológico, aumenta a taxa de secreção neurotransmissores quanto de neuro – hormonios.
Auxília no alívio das dores, ajuda na recuperação motora e a normalização das funções orgânicas. A acunpuntura para os animais, além de todos esses benefícios, ainda modula a imunidade e as funções endócrinas, ativando processos regenerativos.
QUAIS CASOS A RECOMENDAÇÃO DA ACUNPUNTURA É NECESSÁRIA?
Além de estimular diversos pontos, ela é indicada para inúmeros casos como: Paralisias, convulsões, avcs, artroses, problemas na coluna, inflamações nos músculos, tendinites, cistites, displasias e gastrites.
Auxília em problemas de fertilidades, prenhez psicológicas, diabetes, hipotireoidismo e dermatires. É muito recomendada também em animais que foram submetidos a quimioterapias, reabilitação pós operatório e podendo tratar distúrbios psicológicos.
A ACUNPUNTURA PODE SER CONSIDERADA UM TRATAMENTO AUXILIAR?
algumas situações são irreverssíveis, e acaba sendo utilizadas como um complemento para o tratamento clínico, mas muito diferente do que muitos pensam as agulhas utilizadas na técnica, não contém nenhuma substância quimica.
Já em alguns casos simples, a acunpuntura pode ser realizada como o tratamento. E tudo depende do animal e avaliação de um médico veterinário e o profissinal que irá realizar o procedimento.
MEU ANIMAL PODE SENTIR DOR DURANTE A SESSÃO DE ACUNPUNTURA?
A acunpuntura veterinária ela é basicamente indolor, sendo em alguns casos, ao inserir a agulha na região dolorida, o animal pode ter uma leve sensação de choque, passando esse primeiro momento, a acunpuntura leva a sedação do local dolorido e ao relaxamento.
QUEM PODE REALIZAR A TÉCNICA?
A acunpuntura é coisa séria, apenas profissionais extremamente qualificados devem realizar o procedimento. Por isso sempre consulte um médico veterinário e um profissional especializado.