FOGOS – CÃES

Chega o fim do ano e também chega os posts nas redes sociais e mensagens de concientização sobre os fogos de artifícios, e também sobre o barulho de moto que muitos apelidam como “Randandan”. Que causam fugas e as vezes ate a morte do animal durante a queima de fogos no Réveillon.
A situação é tão grave que motivou a proíbição de fogos de artifícios com som alto em cidades como São Paulo, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro e Distrito federal. Medida que não só beneficia os animais, mas também, idosos, autistas, bebês e enfermos.

PORQUE OS BARULHOS DOS FOGOS MOTIVAM A FUGA DE CÃES

Não é novidade para ninguém que os cães tem a audição sensível, tendo a capacidade maior de ouvir que os seres humanos, e para eles acima de 60 decibéis, é equivalente uma conversa em um tom bem alto, podendo assim causar estresse físico e psicológicos. Eles podem ouvir 4x mais que os seres humanos, e por esse motivo, a queima de fogos no Ano Novo é um momento de desespero para eles.

DICAS DE COMO AGIR NO MOMENTO DA QUEIMA DE FOGOS

Mesmo com as leis Municipais, isso não exclui totalmente os barulhos de fogos, já que não é somente no Ano Novo, mas também em festas, quando tem jogos de futebol e em grandes comemorações. Por isso é importante que as pessoas tomem cuidado e providência para atenuar o impacto do barulho.

  • Sempre mantenha o seu cão identificado (com coleira, plaquinha com nome e numero de telefone) pois se caso acontecer a fuga a chance de recuperar é maior.
  • Prepare um ambiente acolhedor para o seu cão, que seja fechado por que além de abafar o barulho evita fuga.
  • Deixe no ambiente que preparou itens do tutor para que ele sinta o cheiro, deixe também locais em que eles possam se esconder como casinhas fechadas, caixas de transporte e o vão de baixo da cama livre.
  • Deixe brinquedos interativos com petiscos assim pode distraí-los durante a queima de fogos.
  • Tirar do ambiente tudo o que o cão possa se machucar.
  • Se o seu cão com todos esses itens acima, ainda tenta fugir, ou que tenha algum problemas de saúde como convulsões, a última alternativa seria utilizar medicamentos como calmantes, mas somente após uma consulta e avaliação por um médico veterinário pois o uso sem indicação pode causar um sério risco a saúde do animal.

    O importante é chegar em 2023 com o seu animal de estimação seguro e acolhido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *